Avaliação + Reabilitação Neuropsicológica
Frequentemente, pessoas que tiveram o cérebro afetado por doenças possuem déficits cognitivos que passam desapercebidos ou não são compreendidos pelo próprio paciente, por familiares, cuidadores e, até mesmo, por profissionais da saúde.
Quando se realiza uma avaliação neuropsicológica, é possível mapear as forças e as fraquezas cognitivas destas pessoas e auxiliar os envolvidos no tratamento, a partir da elaboração de atividades específicas para planejar uma reabilitação mais efetiva. Com ela, é possível diferenciar os aspectos psicológicos, neurológicos e psiquiátricos que contribuem para as questões comportamentais.
A reabilitação neuropsicológica tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente e sua reintegração ao meio psicossocial, além de contribuir para amenizar desordens funcionais decorrentes de lesões cerebrais, bem como auxiliar na melhoria da capacidade de lidar com regras e no retorno das atividades produtivas do dia a dia.
TREINAMENTO
Treinamento Neuropsicológico Para Idoso(a)
Programa de treinamento neuropsicológico para pessoas com idade a partir de 50 anos para estimulação da atenção, memória, velocidade de processamento das informações, tendo a melhoria de qualidade de saúde geral como maior propósito. A atividade é realizada individualmente ou em grupo de no máximo 8 pessoas, sendo utilizados e construídos recursos existentes no dia a dia dos participantes, que podem ser utilizados na própria residência.
Principais objetivos: estímulo de funções cognitivas (atenção, memória, etc.) e saúde geral. Troca de apoio, de idéias e de conhecimento. Reminiscências e orientação para a realidade. Busca de novas amizades, relacionamentos para ampliação de rede social.
O atendimento domiciliar é um acompanhamento terapêutico voltado para pessoas acamadas ou com dificuldades de acessar a rede de serviços de atenção à saúde. Em domicílio, o psicólogo presta escuta psicológica e, desta forma, promove a melhoria da qualidade nas relações entre o(a) atendido(a) e a família, além de ampliar a rede de relações sócio afetivas da pessoa acamada.
Psicólogo responsável:
Farley da Silva Santana – CRP4ª 11062
Psicóloga
Fabíola Silva Santana – CRP4ª 31271
Neuropsicologia